Deusa do Ébano


Deusa do Ébano

 

Conheci esta moça, Daiana dos Santos Ribeiro, ainda bebê, lá no Curuzu, onde nasci e morei até os 33 anos.

É a filha do meio da mãe de um primo meu.

Na última semana de dezembro, recebi a visita dela, na casa da minha mãe, onde eu me recuperava de uma cirurgia.

Depois de conversarmos muito sobre discriminação racial, ela e a mãe me disseram que Daiana iria novamente concorrer à Deusa do Ébano, concurso de beleza negra do bloco afro Ilê Aiyê.

Seria a quarta vez e a última, disse-me.

Quando vi o resultado do concurso, não contive minha alegria.

Daiana dos Santos Ribeiro é a Deusa do Ébano do Ilê Aiyê.

Há pouco, navegando pelo facebook, vi esta foto-homenagem do Afródromo que publico acima.

Como este blog se propõe a mostrar “realidades diversas da África contemporânea”, vai esta.

Os afrodescendentes na diáspora demarcam a imagem do continente em todo o mundo.

Salve, Daiana!

Comentários desativados em Deusa do Ébano

Arquivado em Atualidade

Os comentários estão desativados.