Semana da África na Bahia


Tem Semana da África em Salvador.

Começou ontem.

Anotem ai e apareçam:

V Semana da África

De 19 a 25 de maio acontece em Salvador, a IV Semana da África, promovida por estudantes africanos em Salvador, em parceria com estudantes afro-brasileiros. Este ano, o evento traz à discussão o tema “África: independências e futuros possíveis”.

As discussões serão voltadas para o processo das independências dos países africanos, que, fragmentados por séculos de colonialismo e escravidão, exigiram, através de suas lideranças, o fim da exploração externa. A IV Semana da África debate processos de independência nos países africanos e propostas que consideram a importância das políticas afirmativas nos cursos de graduação e pós-graduação e a implementação do ensino da história, culturas africanas e afro-brasileiras nas escolas e universidades do Brasil e da África.

A idéia é abrir diálogos entre brasileiros e africanos, fortalecer laços de solidariedade, estimular a pesquisa científica e promover a formação de mais referências históricas sobre o continente africano e a diáspora. O evento, realizado em Salvador desde 2006 e aberto ao público, tem apoio do Centro de Estudos Afro-Orientais- CEAO e da Pró-reitoria de Assistência Estudantil da Universidade Federal da Bahia – UFBA.

Dentro da programação está prevista a realização de um Ciclo de Oficinas em escolas públicas, relacionadas aos eixos temáticos que articulam informações sobre as relações entre África e Brasil; sessões de comunicações coordenadas; mesas-redondas; grupos de trabalho e atividades culturais. A abertura do evento aconteceu na Reitoria da Universidade Federal da Bahia tendo como a conferencista Doutora Odete Costa Semedo ex-ministra de Guiné-Bissau.

A IV Semana da África será finalizada com debates no Instituto Anísio Teixeira e na Faculdade das Ciências Econômicas da Bahia, nos dias 24 e 25 respectivamente.

Anúncios

Comentários desativados em Semana da África na Bahia

Arquivado em Atualidade

Os comentários estão desativados.