Violência em Conacri


Manifestantes na Guiné mostram cartaz com frase 'Abaixo o Exército no poder' (28 de setembro)

Quem não conhece África, confunde Guiné e Guiné-Bissau.

A primeira é uma ex-colonia francesa, a segunda, portuguesa.

Ontem, em Conacri, capital da Guiné francesa, soldados embriagados puseram mais uma dose de terror à realidade local.

Dispararam tiros para o alto um dia depois de forças do governo terem matado ao menos 157 pessoas e ferido 1.200 em uma manifestação pró-democracia, informou a Agência Estado.

Grupos humanitários  denunciaram que há relatos de soldados atacando pessoas com baionetas e despindo e estuprando mulheres durante as manifestações.

O político da oposição Mutarr Diallo disse ter testemunhado violência sexual.

Capitão Moussa Dadis Camara

Camara

Tudo começou na segunda-feira, quando cerca de 50 mil pessoas protestavam contra a notícia de que o capitão Moussa Dadis Camara, que tomou o poder após um golpe de estado, se candidataria nas eleições presidenciais, em janeiro de 2010.

Soldados lançaram gás lacrimogêneo e abriram fogo contra os manifestantes.

Guiné vinha de duas ditaduras consecutivas.

Os nacionais de Conacri que vivem na outra Guiné, a Bissau, acompanharam atentos, pelos meios de comunicação, a situação no seu país.

O governo brasileiro condenou o massacre.

Uma pena que as coisas ainda sejam assim em África.

Clique aqui e veja o que diz o Diário de Notícias sobre o assunto.

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Atualidade, Política

2 Respostas para “Violência em Conacri

  1. lutiara

    Bem quem sou eu pra fala algo meu pais nao e o melhor do mundo mas tbm nao e o pior! E quem dissser que no brasil nao tem guerra esta errado!!
    Mas oq eu queria enterde e como um presitendi manda matar tanda jenti sera ki eli nao tem famila ou nunca teve mae pra sentir a dor de uma perga.. Pq cada pessoa ki eli mata sao lagrimas que rolam de pais de filhos tias amigos…
    E o pior ainda e quales que fugindo da guera estao em outros paises e abandonaram sua FAMILIA e hoje fik na duvida em saber se ela ainda existe ou se..
    Nao gosto nem de penssar por isso doi em saber ki vc nunca vai ver ou fala com o teu pai tua mae teus irmaos p… e oq e mas triste ainda e que o mundo todo saber e ninguem faz absolutamentii nada pra ajudar.So dizer que isso e um abesurto mas isso tudo nos sabemos e uma pena, e enguanto eu estou aki digetando pessoas inocentes esta morenddoo e sabe deus se isso uma dia vai akbar!!
    Lutiara lopes Amorim..

    • Hilcelia Falcão

      É verdade, Lutiara. Esta situação é bastante complicada. Torçamos e lutemos para que seja resolvida e os povos de todo o mundo não precisem mais de guerras. Quanto ao Brasil, a única guerra que temos é a urbana. Saudações! Hilcelia