Crise afeta Angola


angola_map

As notícias não são nada alvissareiras para a economia de Angola.

Relatório divulgado ontem pela Organização de Desenvolvimento e Corporação Economica (OCDE) dá conta de que a economia angolana será uma das mais afetadas pela crise mundial.

É que devem cair os investimentos internacionais no país.

 Conforme o documento, o PIB angolano perderá 23 pontos percentuais. A previsão é haver uma retração de 7,2% em 2009, contra uma expansão de 15,8% em 2008.

O motivo?

A desvalorização das matérias-primas (petróleo, cobre e outros minérios) e a crise no comércio mundial.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Atualidade, Economia

Uma resposta para “Crise afeta Angola

  1. Policardo

    O GOVERNO DEVE ADOPTAR POLITICAS DE EXPANSÃO DA BASE MONETARIA BEM COMO DIMINUIR OS IMPOSTOS PARA ESTIMULAR A OFERTA. BAIXAR A TAXA DE JUROS A NIVEL DA MOEDA NACIONAL E OBRIGAR AS EMPRESAS A ESTIPULAREM A QUOTAÇÃO DOS PREÇOS EM AKZ SEM SOFREREM VARIAÇÕES CAMBIAIS, E A CONVERSÃO DE TODA AS SUAS RECEITAS E FUNDOS DE MANEIO BEM COMO AS RESERVAS DE VALOR, E TB AS SUAS DISPONIBILIDADES MONETARIAS EM KZ, FAZENDO COM QUE A PROCURA PELO KZ AUMENTE. PARA GERAR O EFEITO MULTIPLICADOR É NECESSARIO AS EMPRESAS QUE ESTEJAM INTERESSADAS EM INVESTIR NO PAIS INVISTAM REALIZANDO TODAS AS SUAS DESPESAS E CUSTOS NO MERCADO INTERNO, E AS DIVISAS DO INVESTIMENTO TERIAM DE SER CONVERTIDA EM MOEDA NACIONAL. O MAPESS TERIA DE TER CADASTRADO PELO MENOS 80 PORCENTO DOS QUADROS ANGOLANOS, E EM COLABORAÇÃO COM A DEFA RESTRINGIA O NUMERO DE VISTOS DE TRABALHOS CONCEDIDOS DE COMO A EMPREGAREM MAIS ANGOLANOS, PQ MELHORA O NIVEL DE VIDA DAS POPULAÇÕES, PERMITE A DISTRIBUIÇÃO DOS RENDIMENTOS E GERA PROCURA INTERNA E NÃO PERMITE A FUGA DO CAPITAL. AS EMPRESAS QUE DETIVESSEM TRABALHADORES ESTRANGEIROS DEVERIAM PAGAR UM IMPOSTO QUE DEPENDERIA DO Nº DE TRABALHADORES E DA PRECARIEDADE DOS MERCADOS DE EMPREGO (RECEITAS PARA O GOVERNO) ESTE IMPOSTO IRIA AGRAVAR O CUSTO COM PESSOAL ESTRANGEIRO E ESTIMULAR O SISTEMA DE ENSINO E AS EMPRESAS DE FORMAÇÃO. AS EMPRESAS QUE DETIVESSEM MAIS DE 10 TRABALHADORES DEVERIAM ESTAR OBRIGADAS A PAGAR FORMAÇÃO AO PESSOAL ANGOLA NUM VALOR A SER ESTIPULADO. AS QUE TIVESSEM 5 PAGARIAM X. SERIA VALIDO PARA TODAS AS EMPRESAS NÃO APENAS PARA AS PETROLIFERAS MAS PARA TODAS. OBS: OBVIAMENTE TEM QUE SE TER EM CONTA O MERCADO DE TRABALHO ANGOLANO. PARA QUE O EFEITO MULTIPLICADOR SE FACA SENTIR EM ANGOLA.